sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Estrutura social

Uma escola é formada por pessoas que estudam - os alunoa - e por pessoas que trabalham- entre as quais o direitor, o coordenador pedagógico, os professores, o secretário e os serventes cada um desses indivíduos ocupa uma posição está relacionada com as demais,e todas elas, em conjunto, formam a estrurura social da escola que é um grupo social educativo.desse exemplo. pode-se concluir que estrurura social é o conjunto ordenado de partes encadeadas que formam um todo. Dito de outro modo, a estrurura social é a totalidade dos status existentes num determinado grupo social ou numa sociedade.
      Cada participante de uma estrutura desempenha o papel correspondente a posição social que ocupa (status) ,Alguns status são opcionais, isto é, dependem da concordância ou não do indivíduo em assumir certa posição social, como, por exemplo, a ocupação de determinados cargos públicos. Outros status são atribuídos e independem da escolha individual. Numa família, por exemplo, ocupar a posição de avô independe da vontade de quem ocupa.
       A estrutura social se refere a uma totalidade composta de partes, enquanto a organização social se referese ás relações que se estabelecem entre essas partes. Quanto mais complexa a sociedade, tanto maiores e mais complexas serão sua estrutura e sua organização social.

2 comentários:

  1. "pode-se concluir que estrurura social é o conjunto ordenado de partes encadeadas que formam um todo."

    E esse conjunto precisa ser divididos em partes para que o seu objetivo seja alcançado, mesmo que em alguns momentos ajam discordância entre os mesmos e é aí que as partes se juntam para entrar em acordo, tendo então uma interação social membros do mesmo conjunto interagindo entre si.

    ResponderExcluir
  2. O texto relata que a estrutura social se refere a um grupo de partes, enquanto a organização social se refere às relações que se estabelecem entre essas partes.

    ResponderExcluir