quinta-feira, 4 de agosto de 2011

AGREGADOS SOCIAIS
 O aluno que pega um ônibus lotado para ir a sua escola está fazendo parte, juntamente com os outros passageiros, de um agregado social. O aluno não tem a menor ideia e a ele nem interessa saber quem são as pessoas com as quais divide o ônibus. O que esse conjunto de pessoas tem em comum é o desejo de usar o ônibus como um meio de transporte. É claro que em qualquer aglomerado humano existem as normas básicas de convívio social. Por exemplo, o aluno não pode retirar à força uma senhora idosa do assento para que ele mesmo possa sentar, mas, mesmo assim, os laços que ligam os passageiros são fracos. Nesse caso, em Sociologia, diz-se que não existe interação social entre passageiros.
O mesmo raciocínio pode ser usado para diversas situações em que se aglomeram pessoas que não se conhecem: fila de banco, torcedores em um estádio de futebol, foliões se divertindo no carnaval de rua, banhistas em uma praia lotada, e outros.
ALGUNS EXEMPLOS DE AGREGADOS SOCIAIS:
A multidão, o publico e a massa.
Multidão: Grande número de pessoas unidas temporariamente, influenciadas pela mesma emoção e capazes de realizar uma ação coletiva. A multidão pode ser alegre, como no caso das pessoas que brincam o carnaval de rua, ou furiosa, como quando pessoas invadem a delegacia para linchar o preso acusado de cometer um crime bárbaro. Há também situações em que a multidão está em pânico, como acontece na fuga de pessoas de um teatro em chamas.
Publico: Conjunto de pessoas que têm em comum o desejo de assistir a um determinado evento e partilhar um mesmo local físico. Os torcedores no estádio são exemplo de público. O mesmo acontece com pessoas assistindo a uma peça no teatro ou à apresentação de um famoso cantor.
                 É fácil perceber que existem algumas diferenças entre público e multidão. A multidão é um aglomerado fortuito, ocasional e instável; no caso do público, não, as pessoas estão em um mesmo lugar porque têm o mesmo desejo – nos casos citados, presenciar um espetáculo. Por outro lado, o público está sujeito a algumas normas básicas. Como exemplo pode citar a diferença que existe entre o barulhento público de futebol e o comportado público de uma partida de tênis ou xadrez. No caso da multidão, é mais difícil estabelecer um comportamento prévio, o que a torna mais instável e volátil.
Massa: Quem assiste a um jogo no estádio faz parte de um público, mas os que assistem ao mesmo jogo pela TV fazem parte de uma massa.
                Entendeu a diferença?
                Massa é um conjunto de pessoas dispersas em um meio geográfico e que recebem o mesmo estímulo de um determinado veículo de comunicação. Pessoas que estão assistindo a um mesmo programa de TV, lendo um mesmo jornal ou escutando a mesma estação de rádio fazem parte de uma massa.

Um comentário:

  1. Esse exemplo "do aluno que pega um ônibus lotado...",é muito interessante,pois,mostra um tipo de agregado social.

    ResponderExcluir